Biografia da Presidente
Diva Pavesi, cidadã Franco - Brasileira, 67 anos, nascida em São Paulo, cidadã honorária Carioca, radicada na França há 38 anos.
Bacharel em Jornalismo, especialização em Rádio e Televisão e Relações Públicas pela Fundação Cásper Líbero, Faculdade de Comunicação Social em São Paulo, em 1986.
Mestrado 1 pela Universidade Sorbonne, em Paris e Universidade de Dublin, na Irlanda, nas áreas de Cultura, Business e Comunicação em 1991 e 1998.
Fala satisfatoriamente quatro idiomas: Francês, Inglês, Espanhol e Italiano.
​
MEMBRO DE INSTITUIÇÕES FRANCESAS E BRASILEIRAS
​
Diva Pavesi é Membro de Instituições Francesas e Brasileiras e já foi condecorada por mais de 70 Instituições no Brasil, na França e em outros países pelos seus relevantes serviços prestados à Sociedade, à Cultura, à Educação e a Cultura da Paz.
Em 2023, foi empossada na Academia Brasileira de Belas Artes.
Em 2023, foi agraciada com a Medalha Pedro Ernesto da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.
Em 2023, foi agraciada com a Medalha Noel Rosa no Rio de Janeiro.
Em 2018, foi agraciada com o título de Cidadã Carioca, título outorgado pela Prefeitura do Rio de Janeiro, pelos relevantes serviços prestados ao Município, às Artes e à Cultura.
Em 2017, foi condecorada pelas Forças Armadas e pela Escola Superior de Guerra do Rio de Janeiro, com o título: "Amiga do Exército".
Em 2015, foi condecorada com o título: “Amigo da Marinha”, pela Marinha Brasileira na Embaixada do Brasil em Paris.
Em 2011, foi condecorada com a “Medalha Granadeiro” do Primeiro Batalhão de Guardas – Batalhão do Imperador 1823 / Rio de Janeiro.
Em 2010, recebeu a “Monção de Honra” no Senado do Brasil em Brasília.
Em 2009, recebeu as condecorações na Academia Brasileira de Letras as Medalhas de Ouro Jorge Amado e Guimarães Rosa, na UBE e ABRADE no Rio de Janeiro.
Em 2009 recebe a Medalha de Ouro, da “Societé d’Encouragement International et National des Sauveteurs em Paris.”
Em 2009, recebeu da Academie International du Mérite et Dévouement Français.
(Médaille d'Or).
Em 2007 recebe a condecoração da “Société Academique des Arts Sciences et Lettres”. Nessa Académie exerceu o cargo de Administradora e Embaixadora durante vários anos. (Médaille de Vermeil).
​
PROJETOS SOCIAIS E CULTURAIS
​
Diva Pavesi criou em 2008 a Primeira Biblioteca na Zona Norte de São Paulo, na Escola de Ensino Fundamental Regente Feijó na Vila Palmeiras.
Em 2017 inaugurou a criação de uma Biblioteca para 120 Crianças em Ermelino Matarazzo.
​
Apresentação de Projetos Sociais e Conferencias que foram realizadas em Universidades no Brasil e na França de 2009 a 2014:
​
“Educação, Formação, Cultura e Inclusão Social se aprendem na Escola”; “Igualdade étnica.”
​
« Liberté, Egalité et Fraternité ecoam em minha alma verde e amarela. »
​
“Não às violências e violações infantis”. “Protejamos as nossas crianças que são o Futuro do Mundo.”
AUTORA DO PROJETO DE LEI CULTURAL
Idealizadora do Projeto de Lei n° 279/2004, aprovada na Câmara Municipal de São Paulo “Semana da Cultura Francesa”, no município de São Paulo, na semana de 14 a 20 de Julho, com o objetivo do intercâmbio cultural e turístico entre o Brasil e a França.
DOAÇÃO DE LIVROS
De 2008 a 2014: doou centenas de livros para Bibliotecas e Institutos no Rio de Janeiro e em varias Capitais Brasileiras e na França.
​
Em 2019, doou três mil livros para o país africano, Moçambique.